sábado, 31 de maio de 2008

UM LUXO


Essa semana visualizei o que quero na minha vida assim que eu ficar rica. Quero uma faxineira três vezes por semana (todo dia é um exagero e uma invasão na nossa vida), fazer compras do supermercado pela internet e receber em casa toda semana ou de 15 em 15 dias uma cesta de orgânicos.
O Pão de Açúcar já tem esse serviço delivery. Meu sonho! Mas para ser completo, é preciso a faxineira em casa. Ela recebe as compras que fiz pela rede. Lava o que precisa, guarda tudo no devido lugar. E nada de frutas e verduras do supermercado. Elas viriam tb, entregues em casa, selecionadas por quem as cultiva. As frutas e hortaliças da temporada, lindas, frescas e orgânicas já estariam limpinhas e prontas quando chegasse em casa. E então comeria uma fruta para aplacar a fome urgente que chego em casa e faria uma deliciosa receita para mim e para o Tocha.
É isso o que quero quando for rica.

SABEDORIA NA PAREDE


Estava em um muro em portugal: "Quanto tempo trabalhas para comprar coisas inúteis?"

quinta-feira, 29 de maio de 2008

UM LOGO





Adorei esse blog com fórmulas de construção de logos. Divertido.

INDIANA JONES


Uma única frase é capaz de dizer a sensação de assistir esse filme. Um aconchegante e divertido retorno à infância.

terça-feira, 27 de maio de 2008

QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA


Ele era workaholic, mas sabia da importância de um retiro espiritual. Dez anos antes tinha se aventurado pelo caminho de Santiago. O tempo de caminhada, a solidão, o cansaço do corpo o deixaram exausto e satifeito. Mas nem sombra da iluminação prometida por Paulo Coelho.
Voltara contente por ter finalizado o que tinha prometido a si mesmo. Atrás de sua orelha ainda pulava aquela pulga, e a luz?

Queria refazer o caminho, mas nunca conseguiu conciliar seus deveres com a incomunicabilidade que o caminho exigia. Até que meses atrás um querido amigo voltou e soltou a maior inovação dos últimos tempos. O celular pega em todo o percurso. Estava decidido, agora ele iria.

A Vivo e seu "sinal de qualidade" não pegou. Nada que a esposa decidida não conseguisse reverter horas a fio no telemarketing. Ela conhecia o marido que tem. Queria que voltasse realizado, tranquilo e satisfeito. E isso só era possível se estivesse conectado.

PIOR QUE...

esquecer o celular em casa num sábado é voltar no final do dia e encontrá-lo sem nenhuma chamada não atendida. E ainda lembrar daquela música baranga: "sabe quem perguntou por você? Sabe quem perguntou por você? Ninguém."

quarta-feira, 21 de maio de 2008

terça-feira, 20 de maio de 2008

O PODER DA TV E DO DVD

O desabrigado não tem casa, energia, comida, roupa, mas ainda carrega a tv nas costas e o dvd no braço.

CASA ABERTA


Depois de dias de gripe...
Nessa cidade é impossível passar ileso ao tempo. Fica frio, quente, sujo, seco, úmido... resultado: fiquei de cama. Dormi dias inteiros.

Antes da tal gripe me derrubar, planejei adiantar as comidinhas da festa. Apresentar a casa nova aos amigos, as escovas de dentes unidas... Mas sexta eu só fiz dormir na cama, no sofá, na cama, no sofá, na cama...
O problema é que cometi um erro básico. Inventei de fazer um caldo que nunca tinha feito em grande quantidade, para muita gente, com hora marcada. Vaca atolada (carne com mandioca para leigos). Só que eu nunca, nunca em toda a vida, descasquei uma mandioca nem sequer vi alguém fazê-lo. Todos diziam que era fácil. Para mim foi terrível. A pele da mandioca saiu sem dificuldade. Botei para cozinhar achando que tinha feito direitinho. Mas a mandioca cozinhou com casca!!!! Como cortei em cubinhos antes de cozinhar, virou um caos, tive que tirar uma a uma. Ridículo... horas preciosas nessa função.

Enquanto isso o Tocha fez tudo. Pôs prateleira, arrumou o iTunes, tirou as roupas do varal, buscou gelo, arrumou cesto para colocar a cerveja... e eu lá, cozinha, corta, acha que não vai dar tempo. Unhas e mandioca descascadas. A abóbora não cabia na outra panela... nem comento.

Mas a festa foi um sucesso. Deu tempo de tomar banho, disfarçar as unhas, relaxar, dormir uma horinha antes de tudo começar. E depois, só alegria!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

VAGABUNDO!


Da obra prima "Mon Oncle", do diretor francês Jacques Tati.
Por 3du, do Nada é bem assim.

FESTA!

Eu tenho algumas teorias sem qualquer explicação real.
Uma delas é a seguinte: as coisas vão mal na sua vida? No amor, no trabalho, no que for? Faça uma festa! Mas tem que ser na sua casa. Chame as pessoas que você gosta, divirta-se, deixe a energia fluir... Você vai ver que na depois da festa as coisas vão melhorar.

QUEM PROCURA, ACHA!

Digo a todos que estou por aqui.
Diga a todos que estou por aqui.
Sabem que estou por aqui?
É, estou aqui.
Claro que estou aqui.
Vamos lá.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

DE ACARAÚ

Edneudo é de Acaraú, do nordeste nordestino. Fica lá no Ceará. Veio para São Paulo como tantos migrantes que desceram em busca de uma oportunidade.
Chegou sem saber bem o que fazer e nas andanças começou a trabalhar num restaurante japonês. Servindo sakê, peixe cru, arroz empapado, cogumelos... Durante cinco anos acreditou que a vida poderia ser melhor. Trabalhou duro, estampou um belo sorriso no rosto para acumular mais gorjetas. Fez isso também porque era um sujeito cheio de esperanças, desses que acredita que a vida pode ser melhor. Não se resignou. Percebeu que ganhava dinheiro, mas que não era o suficiente, que o frio era maior, que as festas eram menores, que horas no trânsito não fazem sentido.
O primo de Edneudo resolveu abrir um restaurante, lá em Acaraú mesmo. E Edneudo vai voltar. Porque trabalhar no quentinho, com os amigos, a família, a praia, e com toda a experiência que ele teve, ahhh, é muito melhor no nordeste. E Edneudo? Ele gosta mesmo é de migrar e nunca curtiu tomar um saquê de verdade.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Será que o MySpace é um site de espionagem americano que entra nos nossos computadores e armazena nossas informações e hábitos num computador gigante que pode ser acessado pela CIA? Na hora que você vira membro do site ele pergunta se você está ciente que as leis que valem nele são americanas, e que nossos dados serão armazenados nos USA. Que meda!

terça-feira, 13 de maio de 2008

O CICLO DO TRÁFEGO


É vicioso, como todos os ciclos. As pessoas saem cada uma num carro, pois o trânsito é tanto que não dá para conciliar horários. Então as caronas quase não existem. O compartilhamento do mesmo motor é coisa rara. E aí mais carros nas ruas, mais trânsito, menos chance da situação mudar.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

sexta-feira, 9 de maio de 2008

PUUUUUUUUUTA TRÂNSITO

Foi bem ridículo hoje...
Saí do trabalho às seis horas. E cheguei em casa 1h30 depois. Não dá para querer ser como todos nessa cidade. Viver no horário é viver metade da vida.

(Impressionante como qualquer coisa que todos tem que fazer fazem essa cidade parar. Gente, compra uns presentes pela internet. Milhões de pessoas querendo sair cedo e comprar o presente da mãe... trânsito de Natal... devia ter pensado nisso...)

quinta-feira, 8 de maio de 2008

REFRESCO


Eu tenho um pé de pimenta na cozinha. Lindo e está amando a casa nova, cresce em busca do sol e dá pimentas amarelas grandes e gordas. Ontem a noite, resolvi fazer um caldo de abóbora para amenizar o tempo gelado que estamos vivendo aqui nessa cidade. Frio de verdade. E por que não tentar colocar um pouco de pimenta do meu pé?
Fatiei um pedaço minúsculo, sem sementes e coloquei na boca. Ardeu muito. Mesmo. Medrosa coloquei um pedaço do mesmo tamanho no caldo. Que ficou uma delícia.
Vou contar o que fiz diferente nessa receita que adorei. Me inspirei numa revista que vi na editora sobre gastronomia e que me abriu o apetite. Ervas frescas fritas. Peguei várias folhas de sálvia e de alecrim poucas – porque ele adora roubar a cena. Ralei queijo minas trazido da terrinha. Essas coisas sobre o caldo, um pãozinho para acompanhar e deleite.

Mas a pimenta me reservou uma surpresa desagradável! Sentadinha tomando o caldo fui coçar o olho e pronto! Descobri o que querem dizer com "Pimenta nos olhos do outros é refresco". No meu parecia um inferno. Que horror. Enfiei o olho debaixo da torneira...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

AMAR NÃO TEM PREÇO

Audrey Tautou (O Fabuloso Destino de Amelie Poulain) e Gad Elmaleh estrelam a comédia do diretor Pierre Salvadori (Boa Intenções). Suave, sem nenhuma novidade na montagem, sem grandes surpresas. Um filme de entreterimento, mas não vazio. Simplesmente despretensioso, assim como a vida deveria ser a cada dia.
Irène (Audrey) conhece Jean (Gad), que é um garçom tímido e o confunde com um dos milionários que ela tanto procura. Quase todas as cenas se passam em lugares impessoais como hoteis e lojas de luxo. Relações pagas, vazias, em que os ricos são carentes de qualquer relacionamento humano. Eles desembolsam verdadeiras fortunas por companhia, por uma certa submissão, por jogos de sedução, por um conto de fadas que dura tão pouco. Todos sabem que o jogo de interesse estabelece uma intimidade da mesma forma que tira, em instantes. Um filme gostoso, para assistir numa bela tarde de outono e sair feliz com a verdadeira escolha: o amor.

terça-feira, 6 de maio de 2008

AMO

PASTEL DE ANGU

Já que quase todos fora de Minas não sabem do que se trata o Pastel de Angu, explico. A massa do pastel é feita de angu. O recheio pode ser de carne, queijo, frango, etc. É quase uma polenta frita com recheio em formato de pastel. Delícias mineiras.
Receita aqui.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

FAZ O QUE VOCÊ QUISER

Já reparou que falamos umas frases que querem dizer o exatamente o contrário? Alguém te pergunta uma opinião sobre algo e pronto: "faz o que você quiser". hahahahah Coitado de quem faz o que quer. Depois de uma resposta mal humorada dessa, a implicância é o futuro certo. Melhor é dar um chazinho de camomila, fazer uma hora, disfarçar, para então se fazer o que quer.

domingo, 4 de maio de 2008

PASSEIO COMPLETO

Fomos para Belo Horizonte nesse feriado. Queria mostrar ao Tocha um pouco mais da cidade que vivi toda a vida. Um pouco de turismo, sabe? Mostrar as coisas típicas, passear um pouco e quem sabe contar algumas histórias da cidade.
Vestidos de "camisa florida, máquina fotográfica, óculos escuros e sorriso no rosto" fomos num show no parque municipal, no mercado central, na praça da liberdade, nos arredores da cidade, na savassi, no centro, na praça do Papa, na famosa rua do Amendoim (que continua sendo lenda!). No mercado compramos pequenezas típicas, pinga, queijo, sacola de feira, cuia, oratório, pimenta...
No quesito turismo pessoal, tipo familiar: andamos de Landau, como fazem meus avós desde sempre. Fomos à casa deles, à casa de amigos, comemos canjiquinha que minha mãe pediu para preparar com carinho, nos empaturramos todos os cafés-da-manhã, passamos na frente da escola Guignard, encontramos um amigo italiano de 9 anos atrás... Deu tempo até de ficar mal humorada e depois melhorar denovo.

Constatação: nada como ter que mostrar a cidade a alguém para te fazer conhecê-la deveras. Porque as histórias se perdem, os caminhos... mas ainda falta a pampulha!