quinta-feira, 30 de outubro de 2008

DORMI E NOVO DIA

Acordei pensando que poderia ser um pesadelo. Mas não. A água nojenta ainda estava empoçada na pia e no tanque. Marrom, nojenta. Um pedaço da marginal na minha casa. Eca.
Liguei para o serviço da Porto Seguro de encanador, só tinha para depois das 13h. Minha mãe chega às 16h. Marquei às 18h. Mas estava inquieta. Nojo. Acordei o Tocha.

Ele estava sonolento e mau humorado, mas levantou. Foi falar com o zelador. E então a força divina das pessoas sortudas voltou a brilhar. Nesse exato instante tinha um encanador conversando com o zelador. A vizinha de baixo tinha solicitado o serviço, mas a empregada dela estava atrasada. Tocha já puxou o homem para dentro de casa e o pesadelo foi se resolvendo... Eba... só o embrulho do estômago que ainda não passou.

ENTUPIU.

Hoje de manhã constatamos que tava complicado: luzes queimaram, uns azulejos estão saltando da parede, denunciando alguma infiltração, a vitrola está descompassada, uns taquinhos recém sintecados começaram a soltar, estamos dormindo pouco, minha mãe chega amanhã aqui em casa, e a cereja: estou na pior tpm. Aí saí umas nove do trampo e resolvi dar uma ajeitada na casa. Troquei umas lâmpadas, estiquei umas roupas no varal, comecei a ajeitar a zona do quarto de hóspedes quando a água começou a transbordar da máquina de lavar. Tentei desentupir a pia. Acabou a fita de vedação. Terminei meio na gambe, mas beleza. Eis que vi. Entupiu. Transbordou. E deu refluxo na pia da cozinha. Água suja. Tpm. Minha mãe vem passar uns dias aqui em casa. Claro que quero recebê-la bem. Tô cansada. E a torneira também tá vazando...

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

VIAGEM DE TREM

Pela primeira vez peguei o trem de São Paulo. E a experiência foi marcante. Parece que estamos dentro do rio Pinheiro, fedidíssimo. Cada estação que a porta se abre, entra aquele fedor de esgosto infernal. Mas lá dentro, estava vazio, tranqüilo, com ar condicionado. Ao redor, plantas e algum paisagismo, que claro, desaparece com o contraste agressivo do lixo boiando, da cor pastosa do rio.

domingo, 26 de outubro de 2008

OLHAR DISTANTE

Há quase uns 4 anos convivo com o ambiente dos jornalistas. Em revistas, editoras, e afins. E agora que me afastei um pouco desse mundo, posso dizer. As informações ficam mais distantes. Gasto tempo agora produzindo outras coisas, e não cuspo conteúdo como antes. É claro que ando muito ocupada, talvez seja isso também. Mas não deixa de ser engraçado como os "brancos" diante dessa tela tem se tornado cada vez mais comuns. E os posts cada vez mais íntimos.

ELEIÇÃO NA ITÁLIA

Foi num dia de sol como hoje, em 1999. Não é obrigatório votar. Meu amigo Andrea Sanna disse abertamente: com um dia desse o número de votos cai muito. As pessoas preferem ir para a praia.

DO CONTRA

Não acho o USA o máximo. Não gosto de Mc Donalds. Não acho justo viver num mundo sem ter tempo para saber das coisas, viver, ler, passear. Não acho que o mais bonito é o que está na moda. Não acho que somos escravos da tecnologia, ela que é uma ferramenta. Não acho que meu namorado não pode sair com os amigos. Não acho que devemos mentir à toa – que seja pelo menos por um bom motivo. Gostei de Ensaio sobre a Cegueira. Gosto de ver filmes. Gosto de filme europeu, asiático, africano, latino-americano, brasileiro. Gosto de histórias que não são óbvias. Não acho que o Brasil só faz filmes sobre pobreza e violência. Gosto de um mundo justo. Não quero ficar rica a qualquer custo. Não quero ser escrava de ninguém, tampouco. Gosto de salada. Gosto de legume. Gosto de fruta. Não gosto tanto assim de chocolate. Não gosto tanto assim de cachorro quente ou hamburguer. Gosto de comer orgânicos. Gosto de música. Não sei nomes de bandas e mesmo assim gosto muito de música. Gosto médio de televisão. Gosto de Lost, mas estou p* com a produção. Gosto de Californication, Seinfield, Simpsons e não assisto todos os mil outros seriados (depois não sabem porque os jovens não vêem mais novelas... vêem seriados americanos que duram mais de uma década, mas tudo bem). Gosto do calor. Odeio ar condicionado. Gosto de motoca. Respeito os motoqueiros. Não gosto de trocar de carro todo ano – até hoje só gostei de 5 e tive 2. Não gosto de ser igual. Gosto de ser assim, do contra.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

terça-feira, 21 de outubro de 2008

PRECISO URGENTE DE UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA

Depois que a minha estragou não consigo mais postar uma foto bonita, os registros estão cada dia mais escassos. Preciso mesmo é de uma máquina fotográfica. Para mostrar a beleza da vida, dos instantes, do enquadramento, cenas que meu olhos surpreendem por aí...

domingo, 19 de outubro de 2008

AS PESSOAS DE OUTUBRO

Minha irmã linda, Giulia; Gardênia, minha amiga linda de infância e de sempre, quase irmã; Luciana, amiga que parece de infância; minha sogra, Margarida. Mulheres lindas, fortes, incríveis.

TÁ DURO

Estou passando por uma fase em que não posso dizer tudo o que vivo e sinto no blog. O que eu precisava agora era de uma taça de vinho e uma amiga aqui do meu lado. Para sussurar o que tem acontecido, para conversar, para pedir conselhos, para contar tudo.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

OS 30 DA LU

Ainda não cheguei aos trinta anos. Tenho 27 e ainda não escondo isso. (Será que não vou esconder nunca?). Mas desde os 19 minha vida passou num piscar de olhos. Não com a facilidade do piscar, nem com a naturalidade que fazemos esse simples gesto todos os dias, apenas essa velocidade quase imperceptível.

Passaram-se vários anos. E em cada um deles, sinto que vivi uma vida na intensidade. Talvez seja a entrada no mundo adulto, os preparativos para ser a Mulher de 30... Li esse post da Flavia sobre o aniversário da Lu de 30 anos. Fiquei emocionada. E além de emocionada, a Flavia me deixou tranquila e serena, como ela diz ser a mulher de trinta anos.

A Lu, minha querida amiga, de quem sinto uma saudade imensa todos os dias, que chega a apertar meu coração, fez trinta anos na terça-feira. Toda a felicidade do mundo para você minha amiga querida. Aproveite esses trinta mágicos, aproveite cada instante dessa vida nova que você fez para você mesma. Não se acostume.

E eu? Daqui a pouco estou nos 30...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CHEIRO DE FILHOTE


Toda mãe gosta mesmo do cheiro do filho. Sente falta do cheiro. Aquela criatura que sai de dentro de você, cresce do ladinho, e aquele cheirinho...

AMIGOS AMIGOS, CONHECIDOS À PARTE


Estava lendo o blog da Anna que mora no Espírito Santo. Me lembrei da época que morei em Belo Horizonte e como conhecíamos pessoas o tempo todo. Estar perto de alguém era motivo suficiente para puxar papo. Amigo de amigo então, já é amigão do peito por tabela. Grupos de amigos desconhecidos que gostam de conversar entre si. Nada daquela ânsia que tem por aqui de: "não tenho tempo a perder, deixa eu conversar com meu amigo ali."

E não é mesmo tão difícil ter tempo por aqui. Os amigos, a família, a casa, o trabalho, o dindim, tudo rouba nosso tempo. Mas desconhecidos não podem. Grande bobagem.

SEGUNDA É DO GARFIELD

Mas a terça é do que eu quiser!
:)

terça-feira, 7 de outubro de 2008

E OS ASTROS DIZEM

Novos começos
Hoje lhe será bem fácil ser você mesma. Entretanto, deve trabalhar sozinha para seu próprio bem. Não é que esteja nutrindo hostilidade ou ressentimento contra o fato de terceiros poderem envolver-se em seu trabalho, o fato é que não admitirá nenhuma dependência em termos de apoio ou incentivo. Sem dúvida, sua vida deve ter muitos projetos iniciados em diferentes épocas. Talvez nem sempre perceba o quanto são importantes e esteja agindo de maneira inconsciente em relação a eles. Se tiver de começar de novo alguma coisa para sanar possíveis desequilíbrios, este é o momento. Caso contrário, empenhe-se em consolidar seus projetos atuais.

Trânsitos selecionados para hoje:
Sol Trígono Marte, , exato às 15:11
Período ativo de 7 Outubro 2008 ao 9 Outubro 2008

(que era mesmo melhor deixar para amanhã)

DIA DO DEIXA PARA AMANHÃ

Tudo o que estava marcado para hoje foi passado para amanhã. Sem dó. Sem piedade. Sem dúvidas, sem perguntas. Desmarca.
Ok, talvez amanhã seja mesmo um melhor dia.

sábado, 4 de outubro de 2008

COMÉDIA AO VIVO

Eu sempre quis ir a alguma apresentação de comédia stand-up. Daquelas do humorista sozinho, só ele e as piadas. Tipo Seinfield.
Ontem fomos na inauguração do "4 de 5 + 1", que por acaso foram 5 de 5 mais 1. Todos os humoristas nos deram o prazer de suas piadas: Danilo Gentili, Fabio Rabin, Dani Calabresa, Luiz França e Marcelo Adnet. E o convidado do dia, o Curitibano Diogo Portugal.
O Marcelo Adnet foi o mestre de cerimônias, ele começou, esquentou a platéia e amarrava todas as apresentações. Um a um, cada um com seu estilo. Divertidíssimo. O único que não amei foi o Luiz França. Acho que piadas de motoboy não me agradam. Todos sabem como sou a favor das motoquinhas. Enfim... não sei se foi porque ele chegou correndo e saiu correndo – igual a um motoboy – (na verdade estava fazendo outro show ao mesmo tempo) ou se é o estilo que não me agrada tanto.
Impressionante foi como três deles fizeram piadas sobre avião e aeroporto. E quando chegou a vez do Danilo fazer piada de avião, pensei que ele não conseguiria dizer alguma coisa nova e engraçada daquilo. Doce ilusão. Gentili tem uma percepção do mundo bem engraçada, mudou o ângulo e surgiu com um ponto de vista hilário e próprio. Risadas e mais risadas.
Resultado: duas horas de gargalhadas contínuas. Bochechas doendo de tanto rir. Na saída um espumante para descontrair e pronto, dormi sorrindo.

No teatro Renaissance, Al. Santos, 2233. 3188-4141

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

VOTA!


Eu não vou votar porque estou em outra cidade. Sou de Belo Horizonte e moro em São Paulo desde janeiro de 2004. Quase cinco anos. Apenas o final da gestão da Marta, a gestão relâmpago do Serra e a gestão Kassab. Não me sinto apta a escolher ainda e nem se quisesse, não transferi ainda o título.

Em Belo Horizonte nem sei quem concorre. Mas creio e torço para que neste domingo todos votem com consciência e escolham a melhor opção. Ainda bem que podemos escolher. As vezes as opções não agradam, mas temos opções. Podemos ter opinião. Opine, vote e faça a primeira escolha que define bastante sobre nosso cotidiano. Boa sorte para todos nós.

Espero que os paulistanos saibam o que estão fazendo...

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

MINHA VIDA 1010


Minha vida mudou muito há pouco, estava anunciado há meses. No início do ano ouvi o sino bater. Deveria ter mudado de emprego e não só de casa. Mas não era possível, não foi. Não sou de chorar leite derramado. Me importa pensar no presente, no futuro, nas pessoas que amo. Tá bom já. A mente já está bem ocupada.

E aquele mundinho mudou, deu voltas, cambalhotas, me sacudiu dentro dele, acabou por me ignorar, fingindo que não existo e evitando falar o quanto me deve – e ainda continua me ignorando. Mas como não nasci para sofrer, para ser jogada de um lado para o outro, me debati, reagi, fui atrás. E minha vida mudou.

Novas pessoas, novo lugar, relembrando coisas que costumava a fazer e fazia tempo que não praticava. Talvez agora eu volte a dizer que sou publicitária. Ou será que gosto mais de me chamar de designer mesmo?

Sei que agora minha vida tem movimento, as coisas acontecem, eu preciso trabalhar, o que entrego tem retorno, é produzido, eu vejo. Consegui sair daquela velocidade doentia da lesma. Trabalhar com afinco e ver tudo parado tanto tempo, quanto desgosto.

Depois eu trabalho com gosto. Adoro trabalhar, isso não é segredo. Gosto de desenhar, de criar, embelezar, inventar, brincar e para mim a direção de arte é algo lúdico.

Pois uma única coisa me deixou convicta que o caminho tortuoso que percorri estava certo, era meu. Postei isso há um tempo. Eu continuo vendo números. Uma coisa impressionante. Vou telefonar, são 10h10. Vou almoçar 13h13. Vou ver as horas: 19h19... 11h11... 01h01... 22h22...18h18...10h11... 15h15...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

AI AI AI

Essa crise vai diminuir o crédito, os imóveis vão ficar mais baratos, vão ter vários inadimplentes e eu vou comprar uma casa muiiiito mais barata. :) Aêêê

Egoísta, né? Mas é que o preço das imóveis saltou de um modo desproporcional...