quinta-feira, 29 de outubro de 2009

BOCA DE FUMO






A discussão sobre a lei antifumo esquentava e a sarjeta dos bairros mais descolados virava um cinzeiro a céu aberto. Enquanto alguns observavam canteiros, ruas, cantos e a calçada virar um verdadeiro nojo, Bruno Honda criou um cinzeiro barato e bacana, pra espalhar pelas disputadas esquinas.
O projeto ainda não decolou, mas deveria. Desenhado sobre aquelas lixeiras de copos descartáveis brancas e insípidas, essas funcionárias registradas das grandes firmas ganharam cara e função novas.

domingo, 25 de outubro de 2009

sábado, 24 de outubro de 2009

A MATURIDADE

Nunca entendi como algumas pessoas demoravam tanto para postar algo no blog. Para mim era algo natural, diário, quase como beber água.
Mas agora acabei de olhar a distância entre um post e outro e levei um choque. Aconteceu comigo.

E o pior, ainda me sinto muda ao olhar para essa tela e essas letrinhas. Aconteceu e ainda não sei como mudar.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

HELENAS DE MANOEL CARLOS

As Helenas de Manoel Carlos nunca foram mulheres sexies. Talvez a Christiane Torloni em Mulheres Apaixonadas, e só. Vera Fisher, Regina Duarte, Lilian Lemmertez, todas interpretavam mães, com uma atitude meio senhoril e pouco sexy appeal. Já que o autor se inspirava na própria mãe, ele deveria considerar que havia um respeito nessa atitude de distanciamento da sexualidade das mulheres.
Mas isso vem mudando lentamente. Suponho eu que sua mãe já não está entre nós. E sem o receio que ela se sinta desrespeitada, ele começa a fazer Helenas mais mulheres, mais interessantes, com mais sensualidade.
Talvez eu esteja enganada, mas acho que não. Thaís Araújo, mais que ser a primeira Helena e protagonista negra de novelas da história, é a primeira Helena jovem, sem filhos, modelo e cheia de sensualidade. Talvez num complexo de édipo ela não possa ser inteiramente jovem e por isso se casou com um homem com idade para ser seu pai. Mas aí é muita terapia para o Manoel. E só Freud para explicar.

O LIVRO E O PROJETO

Ok, então para os curiosos distantes – leia-se Lu – eu mudei aqui mesmo dentro do edifício Abril. Troquei de elevador, rsss.
Estou trabalhando agora em dois projetos, uma coletânea de humor (textos e tirinhas) e um projeto novo, outra revista novinha em folha...

É isso Lu. Já tá mais gostoso, mas tomara que dure mais, que renda bons frutos, que dessa parceria floresçam bonitos e bons resultados.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

OBRIGADA MÃE E PAI

Estou pensando em tantas coisas que fico até na dúvida se valhe a pena postar. É uma revelação após a outra, em sequências, tantas verdades aqui expostas. Mas acho que quem vem aqui gosta de mim de alguma forma, e se interessa em saber um pouco sobre o que penso, vivo e faço. E mais que tudo, torce por mim. Obrigada a vocês. Mesmo.

Mas as revelações foram outras.

Eu descobri que apesar de tudo eu sempre tive certeza que a minha mãe e meu pai me amavam. E isso é muito gostoso. Não dá para ter certeza de mais nada, mas eu sempre soube que me amam. Não tenho certeza se têm orgulho de mim todos os dias, quando às vezes decepciono, mesmo quando querendo tanto acertar, tantas vezes erro. Mas sei que mesmo sendo humana, imperfeita, cheia de tropeços, eles me amam e eu os amo. Incondicionalmente. E nesse pacote estão meus irmãos tb, todos. E minha avó, meu avô. Meus gatinhos. Amigos que já nem conto nos dedos porque são meus dedos, são pessoas que me emociono quando penso nelas – espero que elas saibam quem são...

Ah, mamãe. Tão boa mãe quando insistia em dizer que não era responsável por não ter me tornado membro de outras famílias. Nem de ter sido exilada delas.

Em alguns casos lidei cara a cara com a rejeição: aos quinze, aos dezenove, aos vinte e cinco e aos vinte e oito. É muito ruim perder algo tão importante quanto sentir-se amado. E depois achar, desconfiar ou mesmo ter certeza que foi uma mentira, uma enganação. Que algo que fazemos – e fazem conosco – destroem essa relação tão gostosa. Mas essas coisas acontecem. Às vezes decepcionamos, outras somos decepcionados. A dúvida do amor que é a verdadeira dor. Que bom que tive algumas fontes sempre confiáveis.

Esse post já tá enorme. Eu queria colocar esse outro pensamento à parte, mas quem leu até aqui, leia mais um outro pensamento:

A perda da inocência é saborosa e dolorosa. Mas a cada ano que se passa, a cada perda da inocência, a sensação que fica é de alívio por ter aprendido aquilo e a desagradável sensação de ter demorado demais.

domingo, 4 de outubro de 2009

MUDANDO DENOVO

Pois bem, estou mudando denovo.
Saí da Manequim e agora estou envolvida em dois projetos. E essa conversa afinal começou dia 28 de setembro. Pois eis o meu trânsito do meu site de mapa astral preferido.

"RELACIONAMENTOS SÓLIDOS
(...)Os relacionamentos profissionais e comerciais prestam-se perfeitamente ao simbolismo deste trânsito, pois neles ambas as partes se preocupam com as expectativas recíprocas e ambas se dispõem a cumprir os acordos estabelecidos. Quando há divergências, os envolvidos se empenham em contorná-la, evitando sentar-se e esperar que se resolvam por si mesmas.

Este trânsito lhe dará a capacidade de trabalhar bem nos mais precisos e minuciosos projetos envolvendo a criatividade, principalmente os que exigirem recursos e técnicas trabalhosas. Qualquer trabalho artesanal a que se dedique agora provavelmente visará à produção de objetos úteis.

No geral, todos os seus relacionamentos atingirão um bom grau de estabilidade. Em última análise, os relacionamentos que se mantêm são aqueles que satisfazem as reais necessidades das pessoas envolvidas. Você estará particularmente consciente disso agora, portanto procure examinar seus relacionamentos de acordo com essa conscientização. Quanto mais sólidos forem seus relacionamentos neste momento, melhor.

Período ativo desde 28 Setembro 2009 até o final de Junho 2010"

Acho que os astros estão dispostos a me ajudar!

REPRODUÇÃO DE CONTEÚDO

O Carlos está dormindo na minha perna. Quentinho e cada dia mais fofo.
Enquanto isso penso nos blogs e na mídia (tvs, revistas e jornais). Os blogs são veículos essencialmente baratos de serem produzidos. Boa parte com conteúdo é gratuito. Blogguers que nas horas vagas e com persistência tiram foto, compilam e reproduzem o que gostam, e ainda propagam portfolios e trabalhos que desejam tanto uma divulgação, enfim, são pessoas que se manifestam e querem mostrar o que fazem ou pensam e poucas recebem por isso atualmente.

Pois me irrita bastante essa tendência da mídia tradicional (revista, jornal e tv) de citar e reproduzir conteúdo de blogs. Se alguém ganha dinheiro são essas mídias e a reprodução de conteúdo de divulgação não é digna de receber tantos reais por anúncio.

Veja o caso desse artista italiano, o Blu. Ele pinta as parede e faz um stop motion incrível. Ok, semana passada vi postado no Ideia Forte. Alguns dias depois um amigo me mandou o link do You Tube por email. E anteontem, adivinhe? Estava passando na RedeTV, no programa dos Brothers.
Ah, faz favor... Tá na hora das mídias tradicionais voltarem a gastar o devido pela produção de conteúdo, porque na hora de cobrar, elas cobram.