quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

QUEM TEM MEDO DA INTERNET?

Ouvi uma discussão que me deu vontade de gritar: ei ei ei vamos calar a boca e pensar um pouco antes de falar?
É que as pessoas adoram falar e quando não querem pensar, vão de senso comum, frase feita e outras baboseiras. É impressionante. Basta ouvir uma frase que faz o mínimo de sentido num contexto "confiável" (ou não) e pronto! As frases simplistas ganham a boca do povo e aquela chamada da matéria da revista se torna a mais repetida de todos os tempos.
Teorias apocalipticas então são amadas. O aquecimento global vira motivo do cachorro beber mais água, a internet o motivo da pedofilia, a ignorância se torna motivo para restringir a sabedoria aos poucos que pensam, e por aí nascem ditadores, nascem Bushs e até o acesso à informação se torna uma ameaça!!!! Dá um pouco de Chavéz para essas pessoas. Pelo amor de Deus, vamos tirar a poeira dos olhos e entender que nada será mesmo como antes. Então é melhor botar a caixola para funcionar!

Porque há ao menos uma coisa que me deixa convencida que o mundo só evolui: a internet! Se a escola não ensina, um garoto curioso e esperto que tem acesso à rede pode entender coisas que jamais poderia. A internet é a maior evolução humana desde a fala. É a terra de todos e ninguém. É o lugar onde pode-se ter opinião, dizer, pensar, falar besteira, ironizar, criar, pesquisar sem nenhuma coorporação intermediando. E por isso tudo exige malícia, exige pensamento. Não adianta decorar e copiar e colar. É preciso ler, entender, ver se faz sentido, procurar outra fonte! Dá para entender como o mundo agora só pode evoluir em progressão geométrica?
Eu entendi. E a internet não me dá nem uma gota de medo. Mas de esperança.

Nenhum comentário: