sábado, 15 de maio de 2010

WHATEVER IT WORKS


Eu gosto dos filmes de Woody Allen. Mas sei que Larry David é sempre chato. Às vezes mais engraçado que chato. Na maioria esmagadora o contrário.

Não posso dizer que Larry não foi genial em Seinfield. Também gosto de Seinfield...

Whatever it works, novo filme de Woody Allen tenta trazer um pouco de consolo para os americanos em crise. Cita situações em que pessoas faliram, perderam emprego, fugiram, momentos de mudanças. Ou você muda porque deseja ou a sua vida vai mudar e você que se adapte a ela.

E como o diretor agora está entre a meia-idade e a terceira-idade, digamos que sua reflexão e expectativas sobre a vida parece outra. Um pouco mais cético, realista e ainda assim fantasioso, o filme mostra modos de viver uma fase da vida que pode ser desesperadora se o que você fez até ali foi sem sentido. Mas ainda assim aponta um sopro de otimismo dizendo que sempre se pode ser feliz na vida adulta. Basta fazer o que se gosta, assumir quem se é. A qualquer momento. É sempre tempo.

E o roteiro é meio nonsense. O que para comédias não é de fato um problema. E no mais a fórmula: diálogos rápidos, algumas frases imperdíveis. Mas não é o melhor filme do diretor. Mesmo assim recomendo.

3 comentários:

Luciana disse...

O roteiro foi tirado da gaveta, onde já estava há alguns bons anos. Soube disso depois de ver, e então percebi porque as piadas eram tão velhas. Aquela do cara gay no bar era muito fácil!
Eu esperava mais..

beijos com saudades

Dedinhos Nervosos disse...

Ouvi falar bem e mal do filme. Quero ver tb para ter minha própria opinião.
Bjos!

Helena Cortez disse...

É, não é o melhor filme. Mas também não é o pior. Ainda é melhor que esses blockbusters de sempre....