domingo, 10 de janeiro de 2010

JULIE & JULIA



Julie & Julia (dirigido por Nora Ephron) é um filme baseado em duas histórias reais. Julie (Amy Adams) é uma garota de 29 anos que está num emprego em que não se identifica e decide começar um blog sobre o que mais gosta de fazer: cozinhar. Ela então pega o livro de receitas de Julia Child (Meryl Streep) e decide testar todas as receitas no período de um ano.
Em paralelo conta-se a história de como Julia Child começou a cozinhar e sua tragetória para escrever o livro em que Julie se baseia.

O filme é doce e simples. Hollywood. Mas o bacana é que me faz pensar... Como os filmes são capazes de me envolver numa aura e me provocar a ação?! Sim. Quando vejo filmes de arte, fico inspirada e louca para desenhar, pintar, costurar, testar, mexer, criar. Filmes românticos, quero beijar. Filmes de guerra, quero esconder. Filmes são um pouco da minha vida. Assim como os livros. E foram tantos personagens que me marcaram, praticamente amigos, deixam até saudade.

No caso do filme da noite, comecei a pensar como meu blog está abandonado. E que talvez eu devesse fazer com ele o mesmo que a personagem do filme fez. Criar um escopo, uma data para começar e acabar. Talvez assim eu volte a ser mais assídua. Talvez assim tenha um tom mais confessional ou menos. Ou nada. É preciso decidir. É preciso terminar mais as coisas. Planejar.

Ainda divagando (o que não devo continuar fazendo. Foco! Foco!) Uma coisa que gosto de fazer é escrever. E estou com 28 anos. Freelancer. Me parece que é o momento de transformar esse blog em algo que além de me dar prazer possa me render algum plano, algum projeto, algum futuro. Estou precisando otimizar meu tempo. E talvez publicar os livros que escreverei.

(E mãe, vc também deveria publicar os seus. Tire da gaveta. Deixe as pessoas conhecerem seu trabalho.)

Eu tenho essa vontade, e escrever aqui deixará selado: escrever e ilustrar um livro. Ou ilustrar e escrever um livro. Meu livro. Está lançada a semente. Preciso preparar o solo e começar a arar, adubar, plantar e regar. Todos os dias.

Um comentário:

Dedinhos Nervosos disse...

Não vi o filme, mas conheço a história. Olha que vc tb me fez pensar com esse post. Tb ando abandonando o blog por falta de PC em casa e tempo na agência. Tb penso em escrever um livro. Acho que todo mundo que gosta de ler, deseja ter uma inspiraçào para fazer algo que valha a pena tb ser lido, né? Eu vou ler o que? Tá semeando? :o)
Beijos!