terça-feira, 27 de março de 2007

ELSA E FRED x ANITA E MARCELLO

Quem mora em São Paulo, conhece bem as vantagens e desvantagens do rodízio de carros. Terrível ficar preso no trabalho até as oito da noite quando você percebe que cinco e meia da tarde já "deu".
Mas hoje, dia de BAZAR, feriado (que eu inventei, claro!), eu escapei . Quatro e meia da tarde eu me despedi e vazei. Feliz da vida! E vim para a casa da Lu, esperar as amigas.

Cheguei cedo demais. Nem acreditei que o trânsito poderia fluir assim. Dez minutos! Ligamos a tv, nada passava. Que tal assistir "Elsa e Fred" (ainda nos cinemas, e já nas locadoras)? Sim, sim.

E o filme é uma graça. Romântico. Sincero. Ingênuo. Verdadeiro. Uma graça.
Sessão da tarde merecida.

No filme, Elsa sonha em viver a cena de LA DOLCE VITA, de Fellini, na Fontana di Trevi. Bellíssimo. A cena clássica. De encher os olhos. O "punctum" do filme.

Porque creio eu que todos os bons filmes tenham um punctum, assim como disse Roland Barthes sobre a fotografia em "Câmara Clara". É só parar e pensar em seus filmes preferidos e qual cena te marcou mais. Pela sincronicidade da trilha, o enquadramento, a emoção, a fotografia, o figurino, todos os detalhes estão em perfeita harmonia. Aquela cena é o punctum!

Bom punctum do dia para você!

Nenhum comentário: