quinta-feira, 12 de abril de 2007

MARIE ANTOINETTE




Ontem fui ao cinema assistir MARIA ANTONIETA. Em cartaz em várias salas do Brasil.
O filme de Sofia Coppola foi muito criticado por amigas minhas. Chamaram-no de adolescente.

Eu não vejo o filme como uma produção adolescente. É um filme sobre um tema explorado ao excesso, mas que trás pensamentos novos. E não necessariamente fatos novos.

Nos faz pensar que Maria Antonieta não era a figura descerebrada e cruel que nos passaram em aulas de história. Se houvesse nascido cem anos antes, teria feito suas festas sem ser acusada por ninguém. A questão é a decadência de um regime e a "decapitação" de quem vive um mundo que entra em colapso. É ter um prestígio vitalício que, na realidade, é apenas ilusão.

Presidentes ou monarcas. O poder dessas pessoas "comuns" é concedido pelas leis que a sociedade – isso significa você e eu!!! – imprime. O Lula só tem esse poder porque demos. E Marie Antoinette. E perdeu porque quem deu o direito, o retirou. Todas as pessoas que comandaram o mundo (com ações, pensamentos, o que for) só fizeram isso por consentimento alheio: Kennedy, Bush Marx, Stalin, Mao, Fidel, Vargas, Lula, Pinochet, Princesa Di... inclusive seu chefe!

E aí eu te pergunto. O que você quer fazer com esse poder?

Nenhum comentário: