sábado, 27 de outubro de 2007

FUSILI COM ABÓBORA



Inspirada por um blog de culinária eu resolvi tentar fazer uma massa com a abóbora que comprei no Pão de Açúcar. Confesso que gostaria de ter comprado numa feira ou num sacolão. Ou melhor ainda, receber em casa uma cesta semanal de frutas, legumes e hortaliças orgânicas (como a moça do blog, que mora nos states). Mas não, eu oscilo entre a simpatia e facilidade de conversar com todos, e um tatu-bolinha ou bicho-do-mato que fica com vergonha de conversar com o frentista e por isso evita abastecer o carro... Pode? É tão tão tão ridículo que vou melhorar isso.
Bom, a moça do blog tem mania de assar tudo no forno. Eu tenho mania de cozinhar na panela. Mas como as receitas dela ficam com uma cara linda, resolvi inovar. Cortei a abóbora em cubinhos, descasquei os dentes de alho e coloquei tudo dentro do papel alumínio para assar. Deixei ficar macio, mas não molengo. Testei espetando com o garfo.
Na panela, esquentei manteiga e refoguei a parte branquinha da cebolinha. Eu lavo bem e corto em rodelinhas antes de refogar. A parte intermediária, jogo fora. Das folhas eu tiro a pontinha e corto em pedacinhos.
Depois tirei os alhos inteiros, ligeiramente amassados antes da fornada, da trouxinha de alumínio e refoguei também. Nessa hora o fusili já estava cozinhando na água abundande e sal. Acrescentei a abóbora, um quase-nada de leite (mas eu acho que deveria ter ignorado o leite e usado só vinho branco, mas eu não tinha), e um mini-copo de whisky (que também não usaria se tivesse vinho). Temperei com a cebolinha, noz moscada, pimenta do reino e sal. Escorri a massa al dente, servi e coloquei as abóboras por cima. Uma colherada grande de queijo cottage no topo, noz moscada para enfeitar o prato, e aí entraria um ótimo parmeggiano ralado na hora. Outro desfalque da despensa.
O resultado ficou bem leve. Perfeito para acompanhar o tal vinho branco num almoço de sábado.

Um comentário:

Dedinhos Nervosos disse...

A cara tá ótima. Ficou gostoso?