quarta-feira, 25 de junho de 2008

COMO COMEÇAR SUA CARREIRA


Sim, posso dar meus conselhos sobre como você pode começar e formar sua carreira. Primeiro, antes de tudo, comece fazendo estágio na sua área. Sim, na sua área, não importa o quão difícil pode parecer. Cara de pau é essencial para você conseguir fazer parte do que acredita. Ninguém te conhece, só você conhece a si mesmo até aí. E provavelmente ainda não sabe nada mesmo. Fique esperto, tenha humildade e muita vontade.
Comece com uma empresa pequena ou média. Aprenda a fazer um pouco de tudo. Depois, simples, você precisa esforçar-se e conseguir outro estágio na melhor empresa do ramo na sua cidade ou país. É preciso conhecer a realidade do topo da sua futura profissão. Se não gostar, dá tempo de mudar sem dores. Afinal, a prioridade até agora é aprender, não ganhar dinheiro – o que facilita muito as decisões.
Importante também lembrar que nesses lugares é preciso conhecer as pessoas, fazer amigos, criar laços. Esses geralmente ajudam durante a vida inteira. E se você se der bem, você também irá ajudá-los um dia. Amigos de verdade.
Pois bem, em breve você se forma. Pode ser que consiga permanecer onde está e ser contratado. Talvez não. Não desista. É melhor levar seu computador, ficar onde você quer sem ganhar um tostão por mais um tempo do que aceitar um emprego mixuruca onde você não irá aprender e aparecer o suficiente. Porque se você for bom, acredite, pode demorar, mas irão contratá-lo. O importante é não regredir.
Hoje sei onde me desviei do caminho de me tornar uma publicitária da turma das grandes agências. Na hora que migrei para São Paulo e aceitei um emprego numa micro-agência tosca. Foi ali. Era melhor não ter aceitado. Era melhor ter ido de ouvinte para as top. Era melhor insistir para entrar nas melhores. Mas daí migrei. E hoje trabalho com design editorial, principalmente. Mas peraí, que eu conto essa parte outra hora. O post já tá grande demais.

3 comentários:

Anônimo disse...

vc esqueceu de colocar aí que nunca é tarde pra colocar o trem no trilho, viu D. Helena?

Helena Cortez disse...

calma, calma, o post tava comprido demais... rss

Unknown disse...

Aprendi, com as minhas 50 primaveras a entender que, quando temos Amor no coração, quando estamos conectadas com a nossa alma, com o divino que há em tudo, nos damos conta que nada é por acaso. O que parece ser ruim hoje, pode ter aberto outras possibilidades que no futuro Você vai entender.
Quando Você optou por trabalhar naquela agência, seu momento de vida era outro, sua vida estava mudando radiocalmente e, mineira, praticamente inexperiente, foi gratificante ter conseguido, pela internet, enviando seu portfolio, o seu primeiro emprego em SP.
Não foi o melhor. Mas valeu para Você descobrir que queria mais, que tinha potencial para muito mais, e que podia ousar. Agora, sim. Começar a ousar em terras estranhas.
Você vai longe. Muito.
Volte para dentro de Você, resgate a Helena artista, pintora, poeta, designer, criativa, brilhante, inteligente, crítica, estética e siga seu caminho.
Tem luz, sucesso, brilho, reconhecimento, dinheiro e muito satisfação no começo e no fim do túnel.
Beijos
Tenho orgulho de Você.