domingo, 19 de julho de 2009

A LIDERANÇA

Fomos trabalhar neste sábado. Mas este post não é diretamente sobre isso, talvez o próximo.

Estávamos lá conversando sobre a idade em que fomos "chefes" a primeira vez.
Eu fui chefe aos 25 – e espero voltar a ser logo. É que me preocupo com assuntos globais do trabalho e não somente o design. Não é o job, é a maneira como as coisas são feitas. É a organização. É o planejamento. As ideias. O trabalho e o modo como deve ser feito.

O meu perfil sendo chefe é um pouco menos autoritário, bem mais participativo, algo meio "vamos juntos". O importante é querer participar, sabe? Tem um lado meio psicológico, tem um lado equipe, algo mais envolvente. E principalmente, o ambiente leve. A gente passa tanto tempo trabalhando, é essencial que seja um prazer.

Me lembro com muito carinho até hoje, do prêmio que ganhei no Pitágoras (meu colégio), na primeira série – acho. De melhor aluna daquela série nas Olimpíadas. Por ter incentivado meu time, por acreditar, por apoiar, participar, fazer acontecer. Não ganhamos, é verdade. Talvez tenha um quê de prêmio de consolação, não sei.

Sei que em mais de 300 crianças eu fui escolhida. Por fazer nas Olimpíadas do colégio o que acredito até hoje ser o melhor jeito de chefiar, a melhor liderança, aquela com motivação, participação e reconhecimento.

Um comentário:

Dedinhos Nervosos disse...

Olha, é muito difícil ter um chefe assim. Geralmente a pessoa fica deslumbrada de ter o "poder" de decidir sobre a vida profissional dos subordinados. Eu sempre dei sorte com chefes, graças a Deus.
Beijos!